O Pátio do Judeu

Turismo de requinte em espaço rural

O Pátio

A história de O Pátio do Judeu

O Pátio do Judeu encontra-se localizado a 40 minutos de Santarém e Leiria e a cerca de 20 minutos de Rio Maior, Porto de Mós, Batalha ou Alcobaça. O Pátio está inserido numa pequena aldeia integrada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, uma região calcária com um vasto património natural de características únicas, fauna e flora singulares. A poucos quilómetros do Pátio, pode ainda encontrar uma enorme riqueza de património histórico e cultural, uma gastronomia de excelência, um misto de tradições rurais e religiosas e algumas das melhores praias da região Oeste.

O Pátio do Judeu oferece acomodações que conjugam o melhor do estilo rústico com um toque de requinte e modernidade. Outrora uma casa de família com uma curiosa lenda associada, o edifício foi remodelado e ampliado, dispondo de 3 apartamentos totalmente equipados e 3 quartos com WC privativo para que possa desfrutar de agradáveis momentos de lazer e conforto em ambiente familiar. Acesso Wi-fi gratuito, ar condicionado, televisão cabo e satélite são algumas das comodidades ao seu dispor em todos os quartos e apartamentos.

Relaxe na companhia da tradicional lareira em dias mais frios ou apanhe banhos de sol no jardim em dias de maior calor. Não deixe de visitar a região, individualmente ou em passeios organizados pelo Pátio do Judeu.

 

geral5
geral11
geral4
geral2
geral1
geral6
geral3
geral12
geral7
geral8
geral9
geral10
geral14
geral15

 

Como tudo começou

A casa foi registada pela primeira vez em 1937 por Francisco dos Santos. Desde aí sofreu algumas alterações e passou por vários donos, mas ficou sempre associada a quem a construiu e nela viveu durante muitos anos, Francisco dos Santos e a sua família. O primeiro dono era conhecido por “Judeu”, alcunha que passou de pai para filho, levando a que o local da casa tivesse sido, desde sempre e até ao presente, conhecido como “O Casal do Judeu”.

Quando surgiu a ideia de transformar o espaço num projeto de turismo rural, os proprietários consideraram que o nome ligado à história da casa não deveria sofrer alterações, daí este ter-se mantido como o original, com uma ligeira adaptação: “O Pátio do Judeu”.

 

A lenda….

Reza a história que Manuel dos Santos, único herdeiro de Francisco dos Santos, era travesso e bastante irreverente já para aquela época. Nunca se interessou pelos negócios do pai, que era um homem com algumas posses. Uma vez que o filho não queria saber do trabalho, nem mostrava ambição, diz-se que Francisco dos Santos escondeu numa das paredes da casa um pote cheio de libras em ouro, tentando assim assegurar o futuro do filho.

Hoje em dia, a história não passa de uma lenda, pois não se sabe ao certo se ele escondeu mesmo essas libras, ou se elas sequer existiram e, caso as tenha mesmo escondido, onde terá sido.





O Pátio do Judeu - Bem Vindo

O Pátio do Judeu oferece acomodações que conjugam o melhor do estilo rústico com um toque de requinte e modernidade. Outrora uma casa de família com uma curiosa lenda associada, o edifício foi remodelado e ampliado, dispondo de 3 apartamentos totalmente equipados e 3 quartos com WC privativo.

Site Menu

O Pátio do Judeu - Como Chegar

Coordenadas GPS: 39°27’36.2″N 8°51’25.9″W

LISBOA

Tome A1 em direcção à saída de Aveiras de Cima, entre na estrada N366, siga em direcção ao Ic2 e saia em Rio Maior, apanhe a estrada N361, junto da rotunda dos Bombeiros de Rio Maior e siga até Alcanede, nos semáforos vire á esquerda seguindo na estrada N362 até Valverde.

PORTO
Tome A1 em direcção à saída de Leiria. Apanhe IC2 na direcção de Porto de Mós, e depois siga pela EN362 na direcção de Santarém até Valverde.

O Pátio do Judeu - Contactos

Rua Principal EN 362 N11 – Valverde 2025-201 Alcanede, Santarém
+351 243 400 012
patiodojudeu@gmail.com