O Pátio do Judeu

Turismo de requinte em espaço rural

Na Região

Valverde, terra de calcários

Valverde é uma aldeia do Ribatejo com mais de 400 habitantes. Possui uma excelente localização geográfica, tendo acessos próximos para qualquer ponto do país, seja para norte ou para sul e sofre várias influências das regiões vizinhas, inclusivamente do litoral. É uma bucólica localidade repleta de tradições e histórias para contar. A par da enorme beleza da paisagem natural da Serra dos Candeeiros, que se cobre de orquídeas selvagens e ervas aromáticas ao cair da Primavera, são vários os testemunhos de vida de tempos mais remotos, desde uma gruta neolítica, passando pelos moinhos e cisternas esculpidas no calcário até uma mina de carvão neste momento inativa. Esta pequena e bonita aldeia inserida no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é bastante verdejante e tem vários locais que vale a pena conhecer.

 

BARREIRO DOS VALES

Existia na aldeia uma pequena lagoa conhecida por “Barreiro” onde antigamente os animais iam beber e pastar. Esse espaço foi recuperado, embelezado e atualmente é um parque de merendas. Está equipado com uma churrasqueira, mesas, bancos e um chafariz. Quando está bom tempo é um local de grande afluência de pessoas (sobretudo ao fim-de-semana), seja para descansar, apreciar a natureza ou organizar festas e convívios.

 

MOINHOS

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros está repleto de moinhos de vento, utilizados nos tempos mais remotos para a moagem de cereais. Hoje em dia, a maior parte deles apresenta-se em ruínas, como os que existem em Valverde. Contudo, não deixam de ser excelentes exemplos da ancestral economia local de adaptação à vida numa região de escassos recursos.

 

CAPELA DE SÃO PEDRO

A Capela de São Pedro é um dos ex-líbris da pacata aldeia de Valverde. A primeira ermida foi construída por Francisca Esteves na sequência de uma promessa a São Pedro. Desde então, a capela e espaço envolvente têm vindo a ser continuamente intervencionados, existindo atualmente dois edifícios de apoio e uma área de lazer com uma imponente estátua em honra de São Pedro.

 

VALE DE MEIOS

Valverde encontra-se localizado no Maciço Calcário Estremenho, um grande bloco de calcários do Jurássico com cerca de 800 km2 de extensão. Nesta região, são frequentes as jazidas de fósseis. Um exemplo é Vale de Meios, uma jazida com pegadas de terópodes, dinossauros carnívoros bípedes do Jurássico Médio. É a mais importante da Península Ibérica pela elevada quantidade de pegadas e pelo seu excelente estado de conservação. Distância ao Pátio do Judeu de 2 km.

 

GRUTA ALGAR DO PENA

Este Centro de Interpretação Subterrânea é um dos melhores locais para compreender os segredos das grutas. A gruta do Algar do Pena foi descoberta em 1983, durante uma operação de extracção de pedra, e é composta por um poço vertical de 35 metros (algar) que conduz a uma sala gigantesca de 105 mil metros cúbicos. O centro pretende explicar os processos de formação das grutas e os mecanismos de circulação subterrânea das águas. Distância ao Pátio do Judeu de 2 km.

 

GRUTAS DE MIRA DE AIRE

As Grutas de Mira de Aire são uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e as maiores grutas turísticas do país. A sua extensão atinge já os 11kms, mas apenas 600 metros podem ser visitados turisticamente. Inauguradas em 1974, as grutas haviam já sido descobertas em 1947 por habitantes da região.

As dimensões, a beleza e a importância ecológica destas grutas, associadas a um polje com inundações periódicas permitiram que fossem classificadas como Imóvel de Interesse Público (1955) e Sitio RAMSAR (2005). Junto a estas grutas, encontra-se um parque aquático, “Aquagruta”. É um espaço com piscina de natação, aqualândia infantil, 3 escorregas de água “tobogans”, solário, bar – esplanada e diversos espaços de lazer. Distância ao Pátio do Judeu de 30 km.

 

POLJE DE MIRA-MINDE

O Polje de Mira-Minde é uma depressão de fundo plano, limitada pelos planaltos de Santo António e São Mamede, com 4 km de comprimento e 1,8 km de largura. Nos períodos mais chuvosos, o Polje inunda, alimentado por quatro nascentes, originando um grande lago onde a água chega a atingir uma profundidade de 8 metros. O Polje e nascentes associadas foram classificados em Dezembro de 2005 como sítio Ramsar, o que significa que constituem um importante património internacional como zona húmida temporária e ecossistema de inúmeras espécies. Distância ao Pátio do Judeu de 26 km.

 

FÓRNEA DE ALVADOS

A Fórnea é um anfiteatro natural com cerca de 1 km de diâmetro, uma extensa depressão de vertentes íngremes escavada nos calcários. É um local rico em fósseis e, em períodos mais chuvosos, podemos observar belas cascatas associadas a ribeiras temporárias. Sensivelmente a meio da encosta, é possível visitar uma das nascentes mais elevadas, onde a água nasce da gruta da Cova da Velha. Distância ao Pátio do Judeu de 15 km.

 

LAGOAS DO ARRIMAL

A freguesia de Arrimal é conhecida pelas suas lagoas naturais, proporcionadas pela formação de pequenas depressões superficiais que deixam acumular as águas pluviais. Além de funcionarem como ecossistemas para interessantes espécies de fauna e flora, as lagoas são utilizadas pelas populações locais, sobretudo para rega. Ainda em Arrimal, não deixe de visitar o Arco da Memória, mandado erguer por D. Afonso Henriques. Distância ao Pátio do Judeu de 3 km.

 

CENTRO CIÊNCIA VIVA DO ALVIELA – CARSOSCÓPIO

O Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio é um espaço de ciência e tecnologia integrado na Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Viajar pelo Maciço Calcário Estremenho ao longo de 175 milhões de anos, desvendar os percursos subterrâneos da água a 3D ou “colocar-se na pele” de um morcego são apenas algumas das experiências ao dispor do visitante nas exposições interativas permanentes.

Além das visitas às exposições, o Centro organiza atividades diversas para o público em geral, desde experiências científicas a workshops e saídas de campo. Este Centro localiza-se junto à nascente do rio Alviela, a mais importante nascente cársica do país, e à Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, um aprazível local para passeios em qualquer altura do ano. Nas imediações existem vários percursos pedestres e BTT. Distância ao Pátio do Judeu de 12 km.

CASTELO DE ALCANEDE

Este castelo medieval esteve em ruínas até ao início da década de 1940. Foi restaurado pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) para uma forma aproximada à que tinha no final da Idade Média, sendo ainda hoje um marco histórico na paisagem da região, com as suas grandes muralhas e longas torres que parecem desafiar o tempo. Em Alcanede existe também uma ponte romana, um dos monumentos de referência da freguesia. Distância de 4 km.

 

CASTELO DE PORTO DE MÓS

Também conhecido como Castelo de D. Fuas Roupinho, este castelo medieval apresenta uma arquitetura bastante peculiar: planta pentagonal irregular, em estilo gótico e renascentista, com torreões ornamentados por cúpulas piramidais que fazem lembrar um palácio. Inicialmente uma fortaleza de índole árabe, o papel do castelo de Porto de Mós foi fundamental durante o período da conquista cristã. Distância ao Pátio do Judeu de 18 km.

 

CAMINHO DE FERRO DA BEZERRA

O carvão foi, desde tempos remotos, explorado nesta região, onde existia uma mina com bastante importância no lugar da Bezerra, freguesia de Serro Ventoso, neste momento inativa, que dava início ao caminho de ferro Mineiro do Lena. De momento, sobre a linha do caminho de ferro existe uma ecopista com 12,8 km de extensão que permite percorrer todo o trajeto a pé ou de bicicleta, com uma vista fantástica sob a vila de Porto de Mós. Distância ao Pátio do Judeu de 12 km.

 

TELHADOS DE ÁGUA DA MENDIGA

Com o objetivo de renovar as águas pluviais para que a água pudesse ser utilizada pela população local, este espaço foi reabilitado, possuindo atualmente uma maqueta que recria todo o sistema de filtragem. A forma engenhosa de recolher a água da chuva faz desta obra um ótimo exemplo da preservação dos recursos naturais. Este espaço está equipado com um parque infantil e um parque de merendas. Distância ao Pátio do Judeu de 5 km.

 

SALINAS DE RIO MAIOR

Também conhecidas como Salinas da Fonte da Bica, estas salinas existem devido a uma mina de sal-gema, atravessada por uma corrente subterrânea que alimenta um poço, que faz com que a água dele extraída seja salgada, sete vezes mais salgada que a do mar. Junto às salinas existe um conjunto de casinhas de madeira com restaurantes, bares, venda de artesanato e produtos regionais. Distância ao Pátio do Judeu de 17 km.

 

CASTELO DE SANTARÉM

O Castelo de Santarém pertencia à chamada Linha do Tejo na época medieval. Atualmente, podemos observar algumas das suas muralhas em locais como as Portas do Sol, onde poderá assistir a um pôr-do-sol fantástico sobre a Lezíria do Tejo, e a chamada Torre das Cabaças, no centro da cidade. Aproveite também para visitar em Santarém as várias igrejas que representam ilustres exemplares do estilo gótico em Portugal, como o Convento de Santa Clara, o Convento de São Francisco ou a Igreja de Santa Maria da Graça. Não perca ainda o recente Museu de Arte Sacra. Distância ao Pátio do Judeu de 35 km.

 

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

O Santuário de Fátima, localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima, é um dos mais importantes santuários marianos do mundo. É o centro do turismo religioso de Portugal e atrai milhões de fiéis a nível nacional e internacional. O Santuário foi construído na sequência de aparições de Nossa Senhora descritas por três pastorinhos e tem vindo a ser expandido desde então, possuindo atualmente duas basílicas. Distância ao Pátio do Judeu de 35 km.

O litoral fica muito próximo, é um “saltinho” até às praias tão conhecidas a nível nacional como é a praia da Nazaré, S. Martinho do Porto, Peniche, Baleal, Paredes, entre outras.

 

NAZARÉ

A Nazaré é uma das praias mais conhecidas na região. Uma vista magnífica, um extenso areal, um imponente farol, uma marginal repleta de fantásticos restaurantes, bares e cafés, as tradições das sete saias ou do Carnaval nazareno são apenas alguns dos motivos para não deixar de visitar esta praia. Não perca uma viagem no tradicional ascensor até ao Sítio da Nazaré.

Hoje em dia é impossível falar da Nazaré sem referir o recorde mundial da maior onda já surfada, de 30 metros, estabelecido por Garrett McNamara, na Praia do Norte, em Janeiro de 2013. O sucesso deste desporto náutico na vila justifica a existência do Centro de Alto Rendimento da Nazaré. Distância ao Pátio do Judeu de 41 km.





O Pátio do Judeu - Bem Vindo

O Pátio do Judeu oferece acomodações que conjugam o melhor do estilo rústico com um toque de requinte e modernidade. Outrora uma casa de família com uma curiosa lenda associada, o edifício foi remodelado e ampliado, dispondo de 3 apartamentos totalmente equipados e 3 quartos com WC privativo.

Site Menu

O Pátio do Judeu - Como Chegar

Coordenadas GPS: 39°27’36.2″N 8°51’25.9″W

LISBOA

Tome A1 em direcção à saída de Aveiras de Cima, entre na estrada N366, siga em direcção ao Ic2 e saia em Rio Maior, apanhe a estrada N361, junto da rotunda dos Bombeiros de Rio Maior e siga até Alcanede, nos semáforos vire á esquerda seguindo na estrada N362 até Valverde.

PORTO
Tome A1 em direcção à saída de Leiria. Apanhe IC2 na direcção de Porto de Mós, e depois siga pela EN362 na direcção de Santarém até Valverde.

O Pátio do Judeu - Contactos

Rua Principal EN 362 N11 – Valverde 2025-201 Alcanede, Santarém
+351 243 400 012
patiodojudeu@gmail.com